A ansiedade é uma emoção humana básica, que nos prepara para enfrentar desafios e situações potencialmente perigosas. No entanto, quando esta resposta natural se torna excessiva, persistente e interfere com o dia a dia, falamos de perturbação da ansiedade. Na infância e adolescência, este tipo de perturbações podem ter um impacto significativo no desenvolvimento e bem-estar, pelo que é crucial estarmos atentos e compreendermos este problema.
A ansiedade manifesta-se de várias formas, sendo as mais comuns em crianças e adolescentes: Perturbação da Ansiedade de Separação; Fobias Específicas; Perturbação da Ansiedade Social (Fobia Social); Perturbação da Ansiedade Generalizada (PAG); Perturbação de Pânico; Mutismo Seletivo
A Ansiedade de Separação é uma perturbação da ansiedade caracterizada por um medo ou ansiedade excessiva e inadequada em relação à separação das figuras de vinculação, geralmente os pais ou cuidadores principais. É importante distinguir esta condição da ansiedade de separação normal que as crianças pequenas experimentam, que faz parte do seu desenvolvimento e tende a diminuir com a idade. No entanto, quando a ansiedade é persistente, intensa e interfere com o dia-a-dia da criança ou adolescente, estamos perante uma perturbação de ansiedade de separação que requer atenção.
O que caracteriza a Ansiedade de Separação?
A ansiedade de separação não é apenas uma “manha” ou uma fase passageira. As crianças e adolescentes que sofrem desta condição apresentam um medo excessivo de perder as figuras de vinculação, acreditando que algo de mau lhes pode acontecer quando estão separados. Este medo pode manifestar-se de diversas formas:
Medo Intenso da Separação: A criança ou adolescente sente um pavor intenso em se separar dos pais ou cuidadores, mesmo por curtos períodos de tempo.
Preocupação Excessiva: Há uma preocupação constante com a segurança e bem-estar dos pais, com receio de que algo de mau lhes possa acontecer enquanto estiverem separados.
Dificuldade em Participar em Atividades: A ansiedade leva à dificuldade em ir para a escola, participar em atividades extracurriculares, dormir sozinho ou ir a casa de amigos, tudo por causa do medo da separação.
Recusa em Separar-se: A criança pode recusar-se a sair de casa ou a ir para a escola, ficando muito ansiosa e angustiada quando tem de se separar dos pais.
Sintomas Físicos: Podem surgir sintomas físicos como dores de barriga, dores de cabeça, náuseas, vómitos ou palpitações antes ou durante a separação.
Pesadelos: A criança ou adolescente pode ter pesadelos frequentes com temas de separação ou abandono.
Reações Excessivas: As reações à separação são intensas e desproporcionais, como choro excessivo, birras, gritos ou ataques de pânico.
Necessidade de Aferição: A criança ou adolescente pode sentir necessidade de verificar constantemente onde estão os pais, contactando-os repetidamente por telefone ou mensagem.
A Ansiedade Social, também conhecida como fobia social, é uma perturbação da ansiedade caracterizada por um medo intenso e persistente de situações sociais em que a pessoa possa ser avaliada ou julgada por outros. Este medo pode levar a uma evitação significativa de interações sociais, causando sofrimento e dificuldades no dia a dia. É importante distinguir a timidez, que é um traço de personalidade, da ansiedade social, que é uma condição clínica que requer atenção.
O que Caracteriza a Ansiedade Social?
A ansiedade social não é apenas um desconforto ocasional em situações sociais. As pessoas com esta perturbação experimentam um medo e ansiedade intensos em relação a situações sociais específicas, como:
Interações Sociais: Dificuldade em falar com outras pessoas, especialmente desconhecidos, iniciar conversas ou participar em atividades sociais.
Ser Observado: Medo de ser observado enquanto come, bebe, escreve ou realiza outras tarefas em público.
Apresentações Públicas: Pavor em falar em público, apresentar trabalhos, ou participar em eventos onde sejam o centro das atenções.
Interações com Figuras de Autoridade: Ansiedade ao interagir com professores, chefes, médicos ou outras pessoas em posições de poder.
Situações de Avaliação: Medo de ser avaliado ou julgado pelos outros, quer seja em testes, entrevistas ou em situações sociais.
Medo de Humilhação: Receio de parecer ridículo, de ser humilhado ou de cometer erros em público.
Sintomas Físicos: Podem surgir sintomas físicos como palpitações, suores, tremores, rubor facial, náuseas, tonturas ou dificuldade em respirar em situações sociais.
Evitamento Social: Tendência a evitar situações sociais temidas, o que pode levar ao isolamento e à dificuldade em manter relações interpessoais.
Preocupação Excessiva: Preocupação constante com as situações sociais e com o que os outros pensam.
A Perturbação da Ansiedade Generalizada (PAG), é uma condição de saúde mental caracterizada por uma preocupação excessiva e persistente sobre uma variedade de aspetos da vida. Ao contrário da ansiedade normal, que surge em resposta a uma situação específica, a ansiedade generalizada é constante, difícil de controlar e interfere significativamente com o dia a dia da criança ou do adolescente.
O que caracteriza a Ansiedade Generalizada na Infância e Adolescência?
Na infância e adolescência, a PAG pode manifestar-se de forma diferente do que nos adultos. As principais características incluem:
A Fobia Específica é um tipo de perturbação da ansiedade caracterizada por um medo intenso e irracional de um objeto ou situação específica. Este medo é desproporcional ao perigo real e leva a uma evitação ativa da situação ou do objeto temido. Ao contrário da ansiedade generalizada, que é uma preocupação difusa, a fobia específica é direcionada a um alvo específico, o que pode limitar significativamente a vida da pessoa afetada.
O que Caracteriza a Fobia Específica?
A fobia específica não é apenas um medo ligeiro ou um desconforto. As pessoas que sofrem desta condição experimentam um medo intenso e irracional que pode provocar reações de pânico e levar a um evitamento extremo da situação ou objeto temido. As principais características da fobia específica incluem:
Medo Intenso e Irracional: Medo excessivo e desproporcional em relação ao perigo real representado pelo objeto ou situação.
Resposta Imediata de Ansiedade: Resposta imediata de ansiedade (que pode culminar em pânico) quando confrontado com o objeto ou situação temida.
Reconhecimento do Caráter Irracional: Apesar de reconhecerem que o medo é excessivo e irracional, as pessoas com fobia específica não conseguem controlá-lo.
Evitamento Ativo: Evitamento ativo do objeto ou situação temida, ou a sua tolerância com grande sofrimento.
Interferência no Funcionamento Diário: A fobia interfere com o funcionamento diário da pessoa, dificultando o seu trabalho, estudos, relações sociais ou atividades de lazer.
Antecipação Ansiosa: Preocupação excessiva e ansiedade antecipatória em relação a futuras exposições ao objeto ou situação temida.
Sintomas Físicos: Podem surgir sintomas físicos como palpitações, suores, tremores, falta de ar, náuseas, tonturas ou sensação de desmaio quando confrontado com o objeto ou situação temida.
Fobias Específicas:
As fobias específicas podem abranger uma vasta gama de objetos e situações. Alguns exemplos comuns incluem:
A perturbação de pânico é uma condição de saúde mental caracterizada por ataques de pânico súbitos e recorrentes. Estes ataques são momentos de medo intenso e incapacitante, que surgem de forma inesperada e são acompanhados por sintomas físicos e emocionais intensos. É importante distinguir um ataque de pânico ocasional, que pode acontecer a qualquer pessoa em momentos de stress, da perturbação de pânico, que implica ataques repetidos e a preocupação constante com a possibilidade de novos ataques.
O que Caracteriza um Ataque de Pânico?
Um ataque de pânico não é apenas um momento de grande ansiedade. É uma experiência intensa, súbita e muitas vezes aterrorizante, com sintomas que podem ser confundidos com problemas de saúde física graves. Os principais sintomas de um ataque de pânico incluem:
Medo Intenso: Sentimento súbito e avassalador de medo ou terror, que pode surgir sem motivo aparente.
Palpitações e Aceleração do Ritmo Cardíaco: Sensação de que o coração está a bater muito rápido ou de forma irregular.
Suores: Transpiração excessiva, mesmo quando não está calor.
Tremores: Tremores ou agitação, especialmente nas mãos e pernas.
Falta de Ar ou Sensação de Sufocamento: Dificuldade em respirar, sensação de garganta apertada ou de que não está a conseguir respirar ar suficiente.
Dor ou Desconforto no Peito: Sensação de aperto, dor ou desconforto no peito, que pode ser confundida com um ataque cardíaco.
Náuseas ou Mal-Estar Abdominal: Sensação de enjoo, desconforto ou dor no estômago.
Tonturas ou Sensação de Desmaio: Sensação de vertigem, tonturas ou sensação de que vai desmaiar.
Ondas de Calor ou Frio: Sensação de calor ou frio repentinas.
Parestesias: Sensação de formigueiro ou dormência nas mãos ou pés.
Desrealização ou Despersonalização: Sensação de que o mundo à volta é irreal (desrealização) ou de que está desligado do seu próprio corpo (despersonalização).
Medo de Perder o Controlo ou “Enlouquecer”: Medo de perder o controlo, de enlouquecer ou de ter um colapso nervoso.
Medo de Morrer: Medo intenso de morrer ou de que vai acontecer algo de muito mau.
A ansiedade é uma condição complexa que resulta de uma interação entre fatores genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais:
O tratamento da ansiedade na infância e adolescência deve ser personalizado e pode incluir:
A ansiedade na infância e adolescência é uma questão de saúde mental relevante, que pode ter um impacto duradouro no desenvolvimento e bem-estar. É fundamental que pais, educadores e cuidadores estejam atentos aos sinais de alerta, compreendam os diferentes tipos de ansiedade e procurem ajuda profissional quando necessário. O tratamento precoce e adequado pode ajudar as crianças e adolescentes a desenvolverem estratégias de coping eficazes, a superarem os seus desafios e a viverem vidas mais saudáveis e felizes. É crucial quebrar o estigma associado à saúde mental e promover a consciencialização sobre a importância do bem-estar emocional em todas as idades.
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