Exame e Avaliação da Criança

O que é a Avaliação Psicológica?

A avaliação psicológica da criança é um processo complexo e multifacetado que visa compreender o funcionamento psicológico de uma criança ou adolescente em diversas dimensões. Ao contrário de uma simples consulta ou teste isolado, a avaliação psicológica é um processo abrangente que envolve a recolha e análise de informações de várias fontes, utilizando diferentes métodos e técnicas.

Em essência, a avaliação psicológica infantil é um processo de investigação que busca descrever e compreender o perfil psicológico de uma criança ou adolescente, analisando os seus pontos fortes e as suas dificuldades em diversas áreas. Este processo envolve:

  • Recolha de Informações:

    • Entrevistas: Conversas com a criança, com os pais ou cuidadores e, se necessário, com professores ou outros profissionais envolvidos. Estas entrevistas exploram a história de desenvolvimento da criança, o seu comportamento, as suas emoções, as suas relações sociais e as suas dificuldades específicas.

    • Observação: Análise do comportamento da criança em diferentes contextos (casa, escola, clínica), permitindo observar as suas interações, as suas reações e os seus padrões comportamentais.

    • Testes Psicológicos: Utilização de instrumentos padronizados para avaliar diferentes áreas, como a inteligência, a atenção, a memória, a linguagem, a personalidade, o desenvolvimento socioemocional e as competências académicas.

    • Questionários e Escalas: Aplicação de questionários aos pais, professores ou à própria criança, permitindo obter informação sobre o comportamento e as emoções em diferentes contextos.

    • Análise de Produções: Avaliação de desenhos, textos, trabalhos escolares ou outros produtos da criança, que podem fornecer informações relevantes sobre o seu funcionamento psicológico.

  • Análise e Integração dos Dados: O psicólogo analisa todas as informações recolhidas de forma cuidadosa e rigorosa, integrando os dados de diferentes fontes para construir uma compreensão global da criança.

  • Formulação Diagnóstica: Com base na análise dos dados, o psicólogo poderá formular um diagnóstico, identificando as dificuldades ou os problemas que a criança apresenta, bem como os seus pontos fortes.

  • Elaboração de um Plano de Intervenção: Com base no diagnóstico, o psicólogo elabora um plano de intervenção individualizado, definindo os objetivos terapêuticos e as estratégias a serem utilizadas.

  • Comunicação dos Resultados: O psicólogo comunica os resultados da avaliação à criança (de forma adaptada à sua idade) e aos pais, de forma clara e acessível, discutindo as conclusões e o plano de intervenção.

A avaliação psicológica da criança é uma ferramenta valiosa para compreender o funcionamento psicológico da criança, identificar as suas dificuldades e orientar a intervenção. É um processo que exige sensibilidade, rigor e ética profissional por parte do psicólogo, que deve sempre ter em conta o bem-estar e os direitos da criança. Se você suspeita que o seu filho possa beneficiar de uma avaliação psicológica, não hesite em procurar um profissional qualificado.

Quais os Objetivos da Avaliação da Criança?

A avaliação psicológica da criança tem como objetivos principais:

  • Identificar Dificuldades e Transtornos: Detetar dificuldades de aprendizagem, perturbações emocionais, problemas de comportamento, dificuldades de interação social, atrasos no desenvolvimento, entre outros.
  • Compreender o Funcionamento da Criança: Conhecer os seus pontos fortes e fracos, os seus estilos de aprendizagem, a sua personalidade, as suas emoções e as suas relações sociais.
  • Auxiliar no Diagnóstico: Confirmar ou descartar suspeitas diagnósticas, permitindo um diagnóstico mais preciso e direcionado.
  • Orientar a Intervenção: Elaborar um plano de intervenção individualizado e adaptado às necessidades específicas da criança.
  • Acompanhar a Evolução: Monitorizar a evolução da criança ao longo do tempo e ajustar o plano de intervenção, se necessário.
  • Orientar os Pais e a Escola: Fornecer informações relevantes e orientações aos pais e à escola para que possam apoiar a criança da melhor forma.
  • Promover o Desenvolvimento Saudável: Contribuir para o desenvolvimento harmonioso da criança, identificando precocemente as dificuldades e promovendo as suas competências

A avaliação psicológica pode ser indicada em diversas situações, como:

  • Dificuldades de Aprendizagem: Quando a criança apresenta dificuldades na leitura, escrita, cálculo ou outras áreas académicas, que não são justificadas por fatores intelectuais ou ambientais.
  • Problemas de Comportamento: Quando a criança apresenta comportamentos desafiadores, agressivos, impulsivos ou desobedientes.
  • Perturbações Emocionais: Quando a criança manifesta ansiedade, tristeza persistente, medos excessivos, dificuldades em lidar com as emoções ou outros problemas de saúde mental.
  • Dificuldades de Interação Social: Quando a criança tem dificuldades em estabelecer e manter relações sociais, ou demonstra dificuldades na comunicação e interação com os outros.
  • Atrasos no Desenvolvimento: Quando a criança apresenta atrasos no desenvolvimento da linguagem, da motricidade, da cognição ou de outras áreas.
  • Suspeita de Perturbações do Neurodesenvolvimento: Quando há suspeita de perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção ou outras perturbações do neurodesenvolvimento.
  • Processos de Adoção ou Acolhimento: Para avaliar o bem-estar emocional e as necessidades específicas de crianças em processos de adoção ou acolhimento.
  • Outras Situações: Em casos de divórcio dos pais, luto, bullying, violência doméstica, situações de trauma ou outros eventos stressantes que podem afetar o bem-estar da criança.

Drª Marta Fialho
(OPP:2824)

Psicologia Clínica & Saúde
Especialista em Intervenção Precose

Dr. Patrick Teixeira
(OPP:14529)

Psicologia Clínica & Saúde
Especialista em Neuropsicologia

Dr.ª Teresa Clara
(OPP:8478)

Psicologia Clínica & Saúde
Psicologia Educacional