Perturbação da Comunicação

Perturbações Comunicação, Linguagem e Fala

Caracteristicas das Comunição, Linguagem e Fala

1. Perturbações da Comunicação

A comunicação abrange não apenas a linguagem verbal, mas também os gestos, expressões faciais e outros sinais não verbais utilizados para transmitir informações e interagir socialmente. As perturbações da comunicação envolvem dificuldades em compreender ou utilizar estas formas de interação de forma adequada.

Exemplos de perturbações da comunicação:

  • Perturbação da Comunicação Social (Pragmática): Dificuldade em utilizar a linguagem de forma apropriada em contextos sociais, como manter uma conversa ou interpretar normas sociais implícitas.

  • Perturbação de Comunicação Relacionada ao Autismo: Crianças e adolescentes com perturbações do espectro do autismo (PEA) podem apresentar limitações significativas na comunicação social.

2. Perturbações da Linguagem

A linguagem é um sistema complexo que envolve a compreensão (linguagem receptiva) e a expressão (linguagem expressiva) de palavras, frases e conceitos. As perturbações da linguagem afectam o desenvolvimento destas capacidades, podendo ser específicas ou associadas a outras condições.

Tipos de perturbações da linguagem:

  • Atraso no Desenvolvimento da Linguagem: Refere-se a um ritmo mais lento na aquisição de competências linguísticas, como aprender a falar ou compreender palavras e frases.

  • Perturbação Específica da Linguagem (PEL): Dificuldades significativas em adquirir e usar a linguagem, sem causa evidente, como atraso cognitivo ou problemas auditivos.

  • Afasia Infantil Adquirida: Perda ou comprometimento da linguagem após uma lesão cerebral ou condição médica.

3. Perturbações da Fala

As perturbações da fala dizem respeito à produção dos sons da linguagem, incluindo problemas de articulação, fluência e ressonância. Estas dificuldades podem comprometer a clareza e a inteligibilidade da fala.

Exemplos de perturbações da fala:

  • Perturbações Articulatórias: Dificuldade em pronunciar sons de forma clara, como trocar, omitir ou distorcer sons.

  • Perturbação da Fluência (Gaguez): Interrupções no fluxo normal da fala, como repetições, prolongamentos ou bloqueios.

  • Disartria: Problemas motores que afetam a articulação da fala devido a fraqueza ou descoordenação muscular, muitas vezes associados a condições neurológicas.

As perturbações da comunicação podem ter causas variadas:

  • Fatores Genéticos: Histórico familiar de perturbações da linguagem e fala.
  • Condições Médicas: Lesões cerebrais, infeções, problemas auditivos, atraso global no desenvolvimento.
  • Fatores Ambientais: Exposição limitada a interação comunicativa, atraso de fala em idades mais avançadas (falta de estimulo na infância).
  • Deficiências Cognitivas e/ou sensoriais: Autismo, Dislexia, Deficiência auditiva ou visual, Deficiência intelectual.
  • Fatores Idiopáticos: Sem causa específica identificável.

Fatores de risco:

  • Histórico familiar de problemas de fala e linguagem;
  • Problemas auditivos ou de visão
  • Prematuridade ou complicações no nascimento;
  • Infecções no início da infância, incluindo meningite ou otites frequentes
  • Atraso no desenvolvimento motor e cognitivo;
  • Exposição limitada a comunicação e interação.

O tratamento ideal depende da natureza e gravidade da perturbação, mas geralmente envolve:

  • Terapia da Fala: Um fonoaudiólogo trabalha com a criança para melhorar a fala, linguagem e habilidades de comunicação, usando exercícios, brincadeiras e técnicas adaptadas.
  • Terapia Ocupacional: Ajuda a criança com dificuldades motoras orais, de coordenação e sensoriais que podem afetar a fala e a linguagem.
  • Apoio Educacional: Adaptações na escola para atender às necessidades comunicativas da criança.
  • Terapia Familiar: Envolvimento dos pais e da família no processo de tratamento para oferecer um ambiente estimulante para a comunicação.
  • Abordagens Multidisciplinares: Equipes com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais podem trabalhar em conjunto.
  1. Atraso na Fala: A criança não fala palavras ou frases no tempo esperado para a idade.
  2. Dificuldade de Compreensão: Dificuldade para seguir instruções, responder a perguntas ou entender conversas.
  3. Vocabulário Limitado: A criança usa poucas palavras para expressar suas necessidades.
  4. Trocas e/ou Omissões de Sons: Dificuldade para pronunciar alguns sons de forma clara (ex. troca o “l” pelo “r” em palavras como “prato” dizendo “plato”, omite um “p” ao falar “sapato” como “sato”).
  5. Fala Confusa: A fala é difícil de entender mesmo por pessoas próximas à criança.
  6. Dificuldade em Seguir Instruções: Não consegue obedecer comandos ou instruções, ou aparenta não compreender a solicitação.
  7. Problemas na Interação Social: A criança tem dificuldade em se comunicar com os colegas ou interagir com outros.
  8. Comportamentos de Isolamento: Preferência por ficar isolado(a) sem interagir socialmente ou sem o uso da comunicação.
  9. Problemas na Voz: A voz da criança parece rouca, tensa, muito baixa ou muito aguda com frequência.

As perturbações da comunicação, linguagem e fala representam desafios importantes para muitas crianças e adolescentes, mas com o apoio adequado, a maioria consegue ultrapassar ou gerir eficazmente estas dificuldades. Uma abordagem multidisciplinar que envolva profissionais de saúde, educadores e famílias é fundamental para garantir o desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças. O cuidado e atenção a estas questões devem ser uma prioridade para promover uma sociedade mais inclusiva e comunicativa.