A comunicação abrange não apenas a linguagem verbal, mas também os gestos, expressões faciais e outros sinais não verbais utilizados para transmitir informações e interagir socialmente. As perturbações da comunicação envolvem dificuldades em compreender ou utilizar estas formas de interação de forma adequada.
Exemplos de perturbações da comunicação:
Perturbação da Comunicação Social (Pragmática): Dificuldade em utilizar a linguagem de forma apropriada em contextos sociais, como manter uma conversa ou interpretar normas sociais implícitas.
Perturbação de Comunicação Relacionada ao Autismo: Crianças e adolescentes com perturbações do espectro do autismo (PEA) podem apresentar limitações significativas na comunicação social.
A linguagem é um sistema complexo que envolve a compreensão (linguagem receptiva) e a expressão (linguagem expressiva) de palavras, frases e conceitos. As perturbações da linguagem afectam o desenvolvimento destas capacidades, podendo ser específicas ou associadas a outras condições.
Tipos de perturbações da linguagem:
Atraso no Desenvolvimento da Linguagem: Refere-se a um ritmo mais lento na aquisição de competências linguísticas, como aprender a falar ou compreender palavras e frases.
Perturbação Específica da Linguagem (PEL): Dificuldades significativas em adquirir e usar a linguagem, sem causa evidente, como atraso cognitivo ou problemas auditivos.
Afasia Infantil Adquirida: Perda ou comprometimento da linguagem após uma lesão cerebral ou condição médica.
As perturbações da fala dizem respeito à produção dos sons da linguagem, incluindo problemas de articulação, fluência e ressonância. Estas dificuldades podem comprometer a clareza e a inteligibilidade da fala.
Exemplos de perturbações da fala:
Perturbações Articulatórias: Dificuldade em pronunciar sons de forma clara, como trocar, omitir ou distorcer sons.
Perturbação da Fluência (Gaguez): Interrupções no fluxo normal da fala, como repetições, prolongamentos ou bloqueios.
Disartria: Problemas motores que afetam a articulação da fala devido a fraqueza ou descoordenação muscular, muitas vezes associados a condições neurológicas.
As perturbações da comunicação podem ter causas variadas:
Fatores de risco:
O tratamento ideal depende da natureza e gravidade da perturbação, mas geralmente envolve:
As perturbações da comunicação, linguagem e fala representam desafios importantes para muitas crianças e adolescentes, mas com o apoio adequado, a maioria consegue ultrapassar ou gerir eficazmente estas dificuldades. Uma abordagem multidisciplinar que envolva profissionais de saúde, educadores e famílias é fundamental para garantir o desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças. O cuidado e atenção a estas questões devem ser uma prioridade para promover uma sociedade mais inclusiva e comunicativa.
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