Fotografia de Criança com Dificuldades de Aprendizagem

Perturbação PAEDificuldades de Aprendizagem

A Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a habilidade da criança em adquirir e usar habilidades acadêmicas fundamentais, como leitura, escrita e matemática. Esta perturbação não está relacionada com problemas de inteligência, motivação ou ambiente, mas com as diferenças na forma como o cérebro processa informações.

As Especificidades da PAE

Dislexia

O que é: A dislexia é uma perturbação específica da aprendizagem que afeta a leitura. É uma dificuldade na descodificação das palavras, ou seja, a capacidade de associar as letras aos sons (consciência fonológica) e de reconhecer as palavras escritas de forma automática.

  • Principais dificuldades:
    • Dificuldade em aprender a ler e a soletrar.
    • Troca, omissão, adição ou inversão de letras e sílabas.
    • Leitura lenta e pouco fluída.
    • Dificuldade em compreender o que lê.
    • Problemas de memória de trabalho (para lembrar sons, sequências, etc.).
    • Dificuldade em lidar com a informação escrita, seja a decodificar ou a entender.
  • Importante: A dislexia não está relacionada com a inteligência. Uma pessoa disléxica pode ser muito inteligente, mas terá dificuldades com aspetos específicos da leitura.

Discalculia

O que é: A discalculia é uma perturbação específica da aprendizagem que afeta a matemática. É uma dificuldade na compreensão dos conceitos matemáticos, na manipulação de números e no raciocínio matemático.

  • Principais dificuldades:

    • Dificuldade em entender conceitos básicos como contagem, grandeza, sequências numéricas.
    • Dificuldade com operações aritméticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
    • Dificuldade em aprender as tabuadas.
    • Dificuldade em resolver problemas de matemática.
    • Problemas em memorizar factos matemáticos, fórmulas ou conceitos.
    • Dificuldades na orientação espacial e no manuseio de mapas ou gráficos.
  • Importante: Assim como a dislexia, a discalculia não é uma questão de falta de inteligência, mas sim uma dificuldade específica na aprendizagem matemática.

Disgrafia

O que é: A disgrafia é uma perturbação específica da aprendizagem que afeta a escrita, especialmente a motricidade e grafismo. É uma dificuldade em produzir letras e palavras com caligrafia legível e num ritmo adequado.

  • Principais dificuldades:
    • Escrita ilegível e mal organizada.
    • Lentidão e esforço excessivo ao escrever.
    • Dores nas mãos ou nos dedos ao escrever.
    • Dificuldades na motricidade fina, necessárias para agarrar o lápis corretamente e controlar os movimentos da escrita.
    • Dificuldade em respeitar os limites do papel, a direcionalidade das letras ou as margens.
    • Problemas com a forma, o espaçamento e o tamanho das letras.
  • Importante: A disgrafia está relacionada com aspetos motores da escrita, mas também pode ter consequências na dificuldade em expressar ideias de forma escrita.

Desortografia

O que é: A desortografia é uma perturbação específica da aprendizagem que afeta a ortografia. É uma dificuldade em aplicar as regras da escrita, em ortografar as palavras de forma correta. Muitas vezes, acompanha a dislexia.

  • Principais dificuldades:

    • Erros ortográficos frequentes e inconsistentes.
    • Dificuldade em lembrar a escrita correta das palavras.
    • Confusão entre letras que têm sons semelhantes (ex: “b/v”, “d/t”)
    • Troca, omissão ou adição de letras em palavras.
    • Dificuldades com regras gramaticais e de concordância.
    • Dificuldade com a acentuação.
    • Apresentar trocas ortográficas e leitura fonética das palavras que são escritas incorretamente.
  • Importante: A desortografia não é o mesmo que erros de escrita causados pela falta de estudo ou atenção. Está ligada a dificuldades na compreensão das regras que regem o sistema da língua portuguesa escrita.

Qual é o Tratamento para PAE?

O tratamento é multidisciplinar e adaptado às necessidades individuais da criança ou adolescente. Inclui:

  • Intervenções Educacionais: Adaptações no ambiente escolar e estratégias específicas de ensino, como o uso de materiais visuais ou tecnológicos.

Terapias Especializadas:

  • Terapia da Fala: Auxilia na dislexia e outras dificuldades relacionadas à linguagem.
  • Terapia Ocupacional: Indicado para problemas de coordenação motora fina, como na disgrafia.
  • Apoio Psicológico: Focado em lidar com as emoções associadas às dificuldades de aprendizagem, como ansiedade ou baixa autoestima.
  • Treinamento de Habilidades Sociais: Ajuda a melhorar a interação e a integração social, especialmente em casos em que há impacto emocional significativo.
  • Colaboração com Famílias: Orientação aos pais para oferecer suporte e criar um ambiente de aprendizado positivo em casa.

Quais os Principais Sinais de PAE em Crianças?

  1. Dificuldade em Aprender o Alfabeto ou Sons das Letras: Pode demorar mais que o esperado para reconhecer letras ou associá-las aos sons correspondentes.
  2. Problemas de Leitura: Erros frequentes na leitura, dificuldade em decodificar palavras ou ler com fluência.
  3. Erro ao Copiar: Letras e números são copiados de forma incorreta ou incompleta, com dificuldade em manter espaçamento e organização.
  4. Demora para Resolver Problemas Matemáticos: Dificuldades em entender conceitos numéricos ou realizar operações matemáticas simples.
  5. Memória de Curto Prazo Fraca: Esquece instruções dadas há pouco tempo ou apresenta dificuldade em lembrar sequências.
  6. Dificuldade em Seguir Rotinas: Problemas em compreender ou cumprir regras e sequências de atividades.
  7. Dificuldades Motoras: Problemas com habilidades motoras finas ou grossas, como segurar lápis ou coordenar movimentos.
  8. Falta de Foco e Concentração: Distrai-se facilmente, dificultando o acompanhamento de tarefas escolares.
  9. Ansiedade ou Frustração com Atividades Acadêmicas: Resiste a ir à escola ou realizar tarefas devido à experiência constante de dificuldade e fracasso.

O diagnóstico precoce do PEA é fundamental para iniciar o tratamento o mais cedo possível. As intervenções precoces podem promover o desenvolvimento da criança e melhorar seu prognóstico a longo prazo.