Saúde Mental & Bem- Estar Psicológico Criança & Adolescente

O nosso espaço é dedicado ao cuidado integral com a saúde mental e emocional de crianças e adolescentes. Entendemos que cada etapa do desenvolvimento traz desafios únicos, e estamos aqui para oferecer suporte especializado em diferentes áreas da psicologia, promovendo bem-estar, autoconfiança e equilíbrio emocional.

Serviços

Equipa multidisciplinar de saúde mental e bem-estar psicológico da criança e do adolescente

Tratamentos

Perturbações do Espectro do Autismo, Depressão, Ansiedade, Fobias, Sono, Hiperatividade, Défice de Atenção, Dislexia

Terapias

Terapia Cognitivo-Comportamental,
Terapia Familiar Sistémica, Ludoterapia, Psicologia positiva

Serviços Júnior

Reconhecemos que as necessidades de saúde mental evoluem ao longo do desenvolvimento infantil e adolescente. Por isso, nossos serviços são cuidadosamente adaptados a cada fase, desde a primeira infância até a adolescência. Oferecemos terapias individuais, familiares e em grupo, além de atividades lúdicas e criativas que facilitam a expressão de emoções e o desenvolvimento de habilidades sociais. Nosso objetivo é promover o bem-estar emocional e o desenvolvimento integral de cada criança.

Tratamentos

Espetro do Autismo

A Perturbação do Espetro do Autismo é “uma síndrome neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o desenvolvimento típico da criança. Os sintomas surgem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação: social, comportamental e comunicacional”

O mutismo seletivo é um transtorno de ansiedade que se manifesta pela incapacidade de uma criança falar em determinadas situações sociais, apesar de ser capaz de se comunicar em outros contextos. Essa condição pode causar grande angústia tanto para a criança quanto para a família.

A Perturbação de Hiperatiidade e Déficit de Atenção com Hiperatividade (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, mais frequente e intenso do que o normalmente observado em outras crianças da mesma idade e desenvolvimento.

A Perturbação Obsessivo Compulsiva (POC) é uma perturbação de ansiedade que afeta crianças e adolescentes. É caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos que interferem na vida diária da criança.

O comportamento de oposição é uma manifestação comum no desenvolvimento infantil e adolescente, caracterizado por atitudes desafiadoras, desobediência e resistência a regras ou figuras de autoridade. Embora em muitos casos seja uma parte natural do crescimento, em outros pode indicar a necessidade de uma atenção mais cuidadosa.

A Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a habilidade da criança em adquirir e usar habilidades acadêmicas fundamentais, como leitura, escrita e matemática. Esta perturbação não está relacionada com problemas de inteligência, motivação ou ambiente, mas com as diferenças na forma como o cérebro processa informações.

Depressão Infantil

A depressão infantil é uma perturbação de saúde mental que afeta o humor, o comportamento e as emoções de crianças. Diferentemente das oscilações de humor comuns na infância, a depressão é persistente e pode interferir no funcionamento acadêmico, social e familiar da criança. Durante a Adolescencia, pode apresentando-se de forma ligeiramente diferente.

A ansiedade manifesta-se de várias formas, sendo as mais comuns em crianças e adolescentes: Perturbação da Ansiedade de Separação; Fobias Específicas; Perturbação da Ansiedade Social (Fobia Social); Perturbação da Ansiedade Generalizada (PAG); Perturbação de Pânico; Mutismo Seletivo

O Bullying é um comportamento agressivo, intencional e repetitivo, que ocorre num contexto de desequilíbrio de poder. É caracterizado por ações físicas, verbais, psicológicas ou sociais que visam humilhar, intimidar ou magoar outra pessoa. O bullying pode ocorrer em diversos ambientes, como escolas, locais de trabalho, comunidades online e até mesmo dentro das famílias.

As perturbações alimentares são condições complexas de saúde mental que se caracterizam por padrões alimentares disfuncionais e uma preocupação excessiva com o peso e a forma corporal. Embora sejam frequentemente associadas à adolescência e à idade adulta jovem, estas perturbações podem surgir na infância e ter um impacto significativo no desenvolvimento físico, psicológico e social de crianças e adolescentes. 

O mundo digital tornou-se parte integrante da vida das crianças e adolescentes, oferecendo uma infinidade de oportunidades para aprender, interagir e explorar. No entanto, o uso excessivo da internet e dos seus conteúdos pode levar à adição online

As perturbações da comunicação, linguagem e fala são um grupo diversificado de condições que podem afectar significativamente o desenvolvimento emocional, social e académico de crianças e adolescentes. Estas dificuldades interferem na capacidade de compreender, expressar ou utilizar a linguagem e a fala de forma eficaz, podendo manifestar-se em diferentes graus de gravidade.

Modelos Terapêuticos de Juniores

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
  • Objetivo: Identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais.
  • Aplicações: Ansiedade, depressão, TDAH, fobias, entre outros.
  • Objetivo: Permitir que as crianças expressem emoções e resolvam conflitos por meio do brincar.
  • Aplicações: Trauma, problemas de comportamento, dificuldades emocionais.
  • Objetivo: Desenvolver habilidades de regulação emocional, tolerância ao stress e relações interpessoais.
  • Aplicações: Transtornos emocionais, autolesão, ideação suicida.
  • Objetivo: Trabalhar as dinâmicas familiares para resolver conflitos e melhorar a comunicação.
  • Aplicações: Problemas familiares, dificuldades de comportamento, transtornos alimentares.
  • Objetivo: Explorar conflitos emocionais inconscientes e sua influência no comportamento atual.
  • Aplicações: Problemas emocionais, traumas, perturbações de personalidade.
Terapia Focada nas Emoções (EFT)
  • Objetivo: Explorar e processar emoções para melhorar o funcionamento emocional e relacional.
  • Aplicações: Trauma, conflitos familiares, dificuldades emocionais.
  • Objetivo: Ensinar a aceitar emoções difíceis enquanto se concentra em objetivos e valores pessoais.
  • Aplicações: Ansiedade, depressão, stress.
  • Objetivo: Ajudar crianças e adolescentes a processar traumas de forma segura.
  • Aplicações: Abuso, negligência, perda significativa.
  • Objetivo: Ajudar a criança ou adolescente a reformular sua história pessoal de forma positiva.
  • Aplicações: Baixa autoestima, traumas, dificuldades emocionais.
  • Objetivo: Ensinar competências para interações sociais positivas.
  • Aplicações: TDAH, perturbações do espectro do autismo, dificuldades de socialização.

Timeline de Eficácia

O nosso sucesso baseia-se numa equipa multidisciplinar e na sua capacidade de integrar conhecimento clínico e científico para oferecer aos nossos clientes soluções eficazes e resultados positivos.

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