A Perturbação do Espeto do Autismo é uma condição neurológica de desenvolvimento, presente desde a infância e de caráter permanente, decorrente de alterações no desenvolvimento e na maturação do sistema nervoso central.
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, a Perturbação do Espetro do Autismo é “uma síndrome neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o desenvolvimento típico da criança. Os sintomas surgem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação: social, comportamental e comunicacional”
O autismo é descrito como uma condição do espetro devido à sua amplitude na intensidade da condição, bem como as dificuldades de aprendizagem associadas que podem acompanhar a condição.
Inclui uma vasta amplitude de pessoas que têm dificuldades de aprendizagem severas e capacidades relacionais e de comunicação limitadas até pessoas que são cognitivamente capazes e têm boa aptidão verbal.
Resumindo, a expressão clínica do autismo varia bastante: de pessoa para pessoa e também em cada pessoa ao longo do seu ciclo de vida.
O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um processo complexo que envolve uma avaliação multidisciplinar por profissionais de saúde mental, como psiquiatras, neurologistas e psicólogos.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o guia mais utilizado pelos profissionais de saúde mental, define o TEA com base em dois critérios principais:
Déficits persistentes na comunicação social e interação social, em múltiplos contextos do indivíduo:
Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, manifestados por pelo menos duas das seguintes características:
Além desses critérios, o DSM-5 também considera:
O tratamento do PEA é altamente individualizado e visa melhorar a qualidade de vida da pessoa com autismo e sua família. Não existe uma cura para o PEA, mas as intervenções podem ajudar a desenvolver habilidades, reduzir sintomas e aumentar a independência.
O tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir:
O diagnóstico precoce do PEA é fundamental para iniciar o tratamento o mais cedo possível. As intervenções precoces podem promover o desenvolvimento da criança e melhorar seu prognóstico a longo prazo.
Gostaria de expressar o meu profundo agradecimento à equipa de psicologia pelo apoio extraordinário que têm dado ao desenvolvimento do meu filho, de 5 anos, diagnosticado com autismo. Desde o primeiro contacto, sentimos uma abordagem acolhedora, profissional e totalmente adaptada às necessidades dele. O trabalho desta equipa tem sido crucial para ajudá-lo a desenvolver competências fundamentais, desde a comunicação até à interação social. Através de terapias estruturadas e estratégias personalizadas, temos observado melhorias notáveis na forma como ele se expressa, lida com os desafios do dia-a-dia e interage com o mundo à sua volta. A paciência, dedicação e conhecimento dos profissionais fizeram toda a diferença, não só no progresso do meu filho, mas também na forma como nós, enquanto família, aprendemos a compreender e apoiar melhor as suas necessidades. A orientação e apoio constantes têm sido uma bússola para navegarmos neste percurso.
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Manuela
Empresária, 42 anos