A adolescência é uma fase de transição, marcada por profundas mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais. Apesar do conceito de “adolescência” ser relativamente recente, a sua importância tem sido reconhecida ao longo da história. Nas sociedades mais primitivas, não existia um termo específico para esta etapa da vida, sendo que a passagem para a idade adulta era marcada por rituais que refletiam a transformação física e social do indivíduo (Cordeiro, 1997). Na atualidade, esta transição prolongou-se devido a fatores como uma permanência mais longa na escola, exigências do mercado de trabalho e melhorias na qualidade de vida (Cordeiro, 1988), tornando o desenvolvimento de competências sociais um aspeto crucial para a adaptação dos jovens à vida adulta.
As competências sociais são definidas como um conjunto complexo e multifacetado de comportamentos aprendidos e socialmente validados que permitem ao indivíduo interagir de forma eficaz, apropriada e adaptativa com os outros em diversos contextos sociais, promovendo o estabelecimento e manutenção de relações interpessoais saudáveis, desenvolvimento de empatia e fomento da cooperação mútua (Del Prette & Del Prette, 2017). Estas competências fundamentais abrangem uma ampla e diversificada gama de habilidades interpessoais essenciais, incluindo mas não se limitando à comunicação assertiva, capacidade empática, estratégias eficazes de resolução de conflitos, habilidades para trabalho colaborativo em equipa e mecanismos sofisticados de regulação emocional. Durante o período crítico da adolescência, o desenvolvimento e aprimoramento dessas habilidades sociais torna-se especialmente relevante e crucial, considerando o significativo aumento na frequência e complexidade das interações sociais características desta fase, bem como a crescente necessidade de desenvolver estratégias adequadas para lidar com situações sociais cada vez mais complexas e desafiadoras, como a gestão da pressão exercida pelo grupo de pares e o processo delicado de construção e manutenção de relações interpessoais verdadeiramente significativas e duradouras.
Carga Horária: 12horas
Horário de Sessões: 17h30 às 18h30
Modelo de Evento: ONLINE | Zoom
O presente programa tem como objetivo geral proporcionar diferentes possibilidades de intervenção a adolescentes, visando o desenvolvimento e melhoria das competências sociais e emocionais. O grande foco compreende-se na promoção de um ajustamento saudável nos domínios emocional, psicológico e social, permitindo que os adolescentes enfrentem os desafios desta fase de desenvolvimento com mais resiliência, autoconfiança e capacidade de relacionamento interpessoal. Consequentemente, espera-se contribuir para o bem-estar global e facilitar uma transição mais equilibrada para a vida adulta.
Objetivos Específicos
Sessão 1: Introdução e Construção de um ambiente seguro
Sessão 2: Autoconhecimento e Identificação Emocional
Sessão 3: Comunicação Efetiva
Sessão 4: Gerir o Stresse
Sessão 5: Resolução de Conflitos
Sessão 6: Empatia e Tomada de Perspetiva de Outros
Sessão 7: Autoestima e Autoaceitação
Sessão 8: Tomada de Decisão e Resolução de Problemas
Sessão 9: Competências Sociais e Construção de Relacionamentos
Sessão 10: Gestão de Emoções intensas
Sessão 11: Planeamento de objetivos e Autodisciplina
Sessão 12: Revisão e Planeamento do Futuro
O presente programa é destinado aos utentes Juniores do CIADIP – Centro de Investigação, Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicológica, assim como filhos de utentes ou encaminhados pelos serviços públicos judiciais ou segurança social de apoio à família, serviços de comissão e semelhantes, com a idade compreendida entre os 13 e os 16 anos, uma faixa etária considerada crucial para o desenvolvimento e aquisição das competências sociais que iram apoiar o desenvolvimento tanto do jovem como em fase de vida adulta.
Designação da ação formativa | Altamente |
Forma de Organização da ação | ONLINE |
Horário | 18h00-20h00 |
Dia da Semana | Quarta-Feira |
Formador(a) | Drª Karina Martins |
Duração da Formação | 12h |
Vagas Limitadas | 12 pessoas |
Sessão | Data |
“Introdução e Construção de um ambiente seguro” e “Autoconhecimento e Identificação Emocional” | 26 de Fevereiro de 2025 |
“Comunicação Efetiva” e “Gerir o Stresse” | 12 de Março de 2025 |
“Resolução de Conflitos” e “Empatia e Tomada de Perspetiva de Outros” | 26 de Março de 2025 |
“Autoestima e Autoaceitação” e “Tomada de Decisão e Resolução de Problemas” | 9 de Abril de 2025 |
“Competências Sociais e Construção de Relacionamentos” e “Gestão de Emoções intensas” | 23 de Abril de 2025 |
“Planeamento de objetivos e Autodisciplina” e “Revisão e Planeamento do Futuro” | 7 de Maio de 2025 |
Karina Martins iniciou a sua formação académica em Psicologia no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), onde concluiu a Licenciatura em Psicologia em 2020. Durante este período, desenvolveu uma base sólida nos fundamentos teóricos e práticos da Psicologia, demonstrando desde cedo um interesse especial pela área clínica e social.
Em 2020, ingressou no Mestrado em Psicologia Clínica na mesma instituição, especializando-se em Psicoterapia Psicodinâmica. Onde para a sua conclusão (2022), Karina realizou a sua tese intitulada “Análise das propriedades psicométricas do Reflective Functioning Questionnaire – 8 (RFQ-8) numa amostra de população angolana: Estudo exploratório”. Este trabalho, além de enriquecer o conhecimento académico e científico, resultou na publicação de um artigo sobre o tema, evidenciando o seu contributo para a investigação na área da Psicologia.
Entre 2021 e 2022, Karina realizou um estágio no centro PsicologíaBCN, em Barcelona, Espanha, onde se focou em Psicologia Clínica e Forense. Durante esta experiência, conduziu avaliações psicológicas, com particular ênfase em testes psicométricos, que aprofundaram as suas competências técnicas e práticas.
Paralelamente à sua formação, Karina dedicou-se ao trabalho voluntário, evidenciando o seu compromisso com o bem-estar social. Entre 2019 e 2021, colaborou com a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, facilitando atividades de lazer e sessões de hipoterapia para crianças com necessidades especiais. E em 2020, integrou o projeto “The Pineapple Friends” do The Pineapple Mind, onde contribuiu para o apoio psicológico e promoção do bem-estar emocional de diversos participantes.
“Cada detalhe conta para construir algo grandioso” Dr.ª Karina Martins
Valor: 18€/Sessão
R. Coudel 37 loja 2, 2725-276 Algueirão-Mem Martins