Programa Parentalidade++Pais & Filhos

Parentalidade Positiva

Os programas parentais têm como objetivo fornecer aos pais competências para melhorar o relacionamento com os filhos, lidar com riscos, imprevisibilidades, incertezas e promover resiliência.

Gerir o equilíbrio entre a vida familiar e profissional, conciliando diferentes papéis e objetivos, é uma tarefa complicada. Soma-se a isso alguns mitos, como o da existência de pais e mães perfeitos ou da necessidade de superproteção das crianças e jovens.

Na realidade, não existe uma parentalidade perfeita. Existem mães e pais que tentam fazer o melhor possível para os filhos(as), oferecendo-lhes, dentro de suas circunstâncias, afeto, confiança, segurança e estrutura.

A pertinência deste programa está associada ao número crescente de casos que surgem nos consultórios de crianças com problemas, frequentemente reflexo de uma parentalidade inadequada e/ou uma conjugalidade pouco funcional.

Este programa visa auxiliar os casais parentais a promoverem e restabelecerem uma aliança parental — ou como é atualmente designada, a coparentalidade — uma vez que há sempre filhos envolvidos. São geralmente situações complexas que envolvem vertentes sociais, económicas e psicológicas, onde nem sempre a conjugalidade e a parentalidade estão interligadas.

A conjugalidade, por definição, refere-se à díade conjugal e constitui um espaço de apoio ao desenvolvimento familiar. “O casal surge quando dois indivíduos se comprometem numa relação que pretendem que se prolongue no tempo” (Relvas, 1996). 

A parentalidade refere-se às funções executivas de proteção, educação e integração na cultura familiar das gerações mais novas. Ressalve-se que estas funções podem estar a cargo não só dos pais biológicos, mas também de outros familiares ou até de pessoas externas à família (Sousa, 2006).

A coparentalidade, por sua vez, distingue-se dos aspetos românticos e sexuais da conjugalidade e mede o grau de envolvimento e cooperação entre os pais no cuidado da criança (Abidin e Brunner, 1995). Esta continua até à idade adulta (Groenendyk & Volling, 2007), embora diminua com a saída de casa e formação de uma nova família (Margolin, Gordis & John, 2001), não apresentando um desenvolvimento linear: é marcada por avanços e recuos ao longo do tempo.

Condições Gerais

Carga Horária: 12horas

Horário de Sessões: 3ªs Feiras: 18h00 às 20h00 

Modelo de Evento: Presencial Local: CIADIP | Sala: Ginásio 

Objetivos Gerais

  1. Promover a Parentalidade Positiva: Capacitar os pais para adotar práticas parentais que promovam o bem-estar emocional, social e cognitivo das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável.
  2. Fortalecer as Relações Familiares: Incentivar uma comunicação eficaz e uma aliança parental, independentemente do estado conjugal, garantindo um ambiente estável e seguro para as crianças.
  3. Reduzir o Impacto dos Fatores de Risco: Oferecer ferramentas para que os pais enfrentem situações adversas e protejam as crianças de fatores de risco associados ao regime de proteção de menores.
  4. Incentivar a Resiliência Familiar: Ajudar famílias a lidar com desafios como separações, divórcios ou outras mudanças estruturais, promovendo a adaptação saudável e a coesão familiar.
  5. Apoiar a Coparentalidade: Promover a cooperação e o envolvimento equitativo entre os pais nos cuidados e na educação dos filhos.

Objetivos Específicos

  1. Desenvolver Competências Parentais: Oferecer formações específicas para ensinar técnicas de comunicação, disciplina positiva e resolução de conflitos.
  2. Fomentar a Aliança Parental: Capacitar os pais a estabelecerem uma aliança parental baseada no respeito mútuo, na cooperação e no foco no bem-estar das crianças.
  3. Prevenir Problemas Comportamentais: Reduzir o surgimento de comportamentos de risco em crianças e adolescentes através de práticas educativas consistentes e afetivas.
  4. Promover a Gestão Conjunta da Família: Ensinar estratégias para uma divisão equitativa de responsabilidades entre os pais, incluindo o apoio mútuo e o acordo nas prioridades educacionais.
  5. Reforçar a Autoestima e a Autonomia das Crianças: Apoiar os pais a criar um ambiente familiar que incentive o desenvolvimento da autoconfiança e da independência nas crianças.
  6. Oferecer Suporte Psicológico: Disponibilizar acompanhamento psicológico para pais e crianças, auxiliando na superação de traumas ou dificuldades emocionais.
  7. Aumentar a Sensibilização sobre Estilos Parentais: Educar os pais sobre os diferentes estilos de parentalidade, destacando os benefícios de práticas autoritativas e os riscos associados a estilos negligentes ou inconsistentes.
  8. Implementar Intervenções Personalizadas: Adaptar as estratégias do programa às necessidades específicas de cada família, considerando fatores como a estrutura familiar, o histórico de vida e os desafios enfrentados.
  9. Avaliar o Impacto do Programa: Monitorar os progressos das famílias participantes para garantir a eficácia do programa e identificar áreas para melhoria contínua.

Conteúdos

Sessão 1: Início da jornada parental

Sessão 2: O eu e o ser pai/mãe

Sessão 3: Construção de uma autoestima positiva

Sessão 4: Estilos educativos e comunicação parental

Sessão 5: Comunicação e a expressão de sentimentos

Sessão 6: A criança e o mundo das emoções

Sessão 7: Limites e regras e os comportamentos desafiantes

Sessão 8: Reconhecer e controlar o descontrolo

Sessão 9: Importância do brincar/lazer

Sessão 10: Pessimismo vs otimismo: impacto na parentalidade

Sessão 11: Linguagem do otimismo na parentalidade

Sessão 12: Reflexão e conclusões sobre o Parentalidade ++

Destinatários

O presente programa é destinado aos utentes do CIADIP, encaminhados pelos serviços públicos judiciais, serviços da Segurança Social de apoio à família, serviços de Comissão e Proteção de Menores e/ou semelhantes.

Cronograma e Calendário de Atividades

Designação da ação Formativa

PARENTALIDADE ++ (Programa para casais parentais)

Forma de Organização da ação

PRESENCIAL

Horário

18h00-20h00

Formador(a)

Dr.ª Teresa Clara

Duração da Formação

 12 h

Vagas limitadas:

10 pessoas

Sessão

Data

1 e 2

4 de fevereiro de 2025

3 e 4

11 de fevereiro de 2025

5 e 6

18 de fevereiro de 2025

7 e 8

25 de fevereiro de 2025

9 e 10

11 de março de 2025

11 e 12

18 de março de 2025

Formador(a)

Teresa Clara é licenciada em Psicologia da Educação e em Terapia Ocupacional com especialização também na área de Gerontologia (2005).

A sua carreira iniciou-se na área de Psicologia, ainda da Universidade Lusófuna de Humanidades e Tecnologia (1996 e 1999) nos projetos internacionais de investigação Da Vinci e Sócrates, ligados à educação ao longo da vida. Entretanto surgiram novos desafios e colaborou em diversas empresas no recrutamento e seleção de pessoal, em particular na seleção de técnicos de nível superior, em diversas áreas, para projetos de engenharia. Posteriormente, abriu o seu espaço próprio em Carcavelos tendo em consideração que a sua paixão pela área da educação e aprendizagem, em particular na importância do desenvolvimento de competências que promovam a autonomia e a independência pessoal. A Licenciatura Bietápica em Terapia Ocupacional que concluiu em 2009, permitiu-lhe atuar em múltiplos níveis, tanto no contexto educacional como terapêutico, ajustando-se às necessidades de cada indivíduo de forma personalizada.

Na APERCIM e na CERCITOP, 2014-2024, elaborou planos de intervenção personalizados para crianças, jovens  e adultos orientados para a autonomia e inclusão através da colaboração interdisciplinar, com especialistas de diferentes áreas e as repetivas famílias.

Desde 2005, é uma das formadoras certificadas pelo IEFP, demonstrando a sua competência em cursos de formação orientados para diferentes públicos, nas áreas de prevenção, desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de comunicação, tendo sido uma influencia positiva

 

Valores

Valor: 18€/Sessão