Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012, a data visa incentivar a adoção de políticas públicas que promovam a felicidade a nível mundial.
Esta iniciativa surgiu a partir de um pedido do Reino do Butão, um país que prioriza o bem-estar dos seus cidadãos, o que é essencial. A ONU (Organização das Nações Unidas), reconhecendo que a felicidade não é apenas uma questão pessoal, mas um direito fundamental, relembra-nos que é dever dos governos priorizar o bem-estar da população ao desenvolver as suas políticas públicas. O Dia Internacional da Felicidade serve, então, como um lembrete para ações concretas que podem incluir medidas que ajudam a reduzir a pobreza, melhoram a saúde, a educação ou o meio ambiente e o dia-a-dia da sua população, através do apoio social.
Como celebrar o Dia Internacional da Felicidade na Sua Vida?
Há muitas maneiras de celebrar o Dia Internacional da Felicidade. Deixamos algumas sugestões práticas:
- Realizar Atividades que Aumentam a Sua Felicidade: Pratique hobbies, passe mais tempo com quem ama (familiares ou amigos) e seja mais solidário com aqueles que o rodeiam e necessitam de uma mão amiga.
- Participar de eventos comunitários: Veja quais os eventos ou ações de grupo na sua comunidade e participe para fazer mais deste dia mais memorável e solidário para com as pessoas e organizações perto de si.
- Partilhe Boas Mensagens Online: As redes sociais são importantes, utilize o poder da internet para enviar mensagens positivas, que ajudem a tornar este dia inspirador e promotor do bem.
- Reflexão: Para este dia poderá dedicar algum tempo para refletir sobre aquilo que o faz feliz e sobre a sua vida no geral. Pense no que o inspira e nos próximos passos para tornar a sua caminhada, a si e a todos, um pouco mais feliz.
Ideias Práticas para Celebrar a Felicidade Individualmente
- Gratidão Diária: Comece cada manhã com um momento de gratidão. Anote três coisas pelas quais se sente agradecido e eleve esta ação para o seu dia-a-dia.
- Momentos de Prazer: Todos os dias encontre algum momento para atividades que o inspirem (ver um filme, ouvir música, entre outras coisas). Este cuidado diário e para a sua felicidade também fará toda a diferença no seu bem-estar geral.
- Crie conexões reais com outras pessoas: Dedique tempo a familiares ou amigos que não vê há muito tempo e reforce esses laços. Sinta o poder das relações que nos tornam mais fortes em conjunto, promovendo o convívio social. Mas também pode dar uma mão solidária ao próximo. As pessoas com mais solidariedade tendem a sentir um aumento significativo nos seus índices de felicidade.
- Seja mais gentil com os outros (e consigo!): É nas pequenas coisas que vemos os verdadeiros resultados de um dia da felicidade: ofereça ajuda, diga um elogio sincero a alguém ou pratique pequenos atos de bondade, mesmo sem razão ou em anónimo. Para além de promover o bem na sua volta, este sentimento é reconfortante, porque dar e ser solidário, ajuda o seu bem-estar também. Mas nunca se esqueça de si! Para o fazer para o mundo, primeiro precisa de se sentir bem consigo e com o que tem.
- Autocuidado é Essencial: Cuide bem do seu corpo (com sono suficiente e boa alimentação) e faça atividades que o estimulem física e mentalmente (como caminhadas, meditação, mindfulness ou outras atividades desportivas), para uma melhor saúde mental.
Como Celebrar o Dia Internacional da Felicidade em Grupo
- Organize Eventos: Convide pessoas para festas, piqueniques, voluntariado (num banco alimentar ou associação), eventos culturais, workshops… As possibilidades são infinitas para si e os seus.
- Junte-se a Iniciativas na Comunidade: Procure por atividades e eventos de grupo que celebram o Dia da Felicidade, que potenciem o convívio e os seus bons momentos.
- Doe para uma boa causa: Poderá também dedicar a sua atenção ao próximo e à solidariedade de várias formas, doando o seu tempo, apoio material ou dinheiro a quem mais necessita de si. As pequenas ações fazem sempre toda a diferença.
- Compartilhe felicidade online! Incentive também os seus contatos a juntar-se à onda de felicidade, colocando hashtags (como: #DiaInternacionaldaFelicidade e #Felicidade), ou mesmo a fazer desafios e propostas nas redes sociais.
Outras Formas Criativas de Celebrar a Felicidade
- Aprenda Algo Novo: Um curso online, a leitura de um livro inspirador, a descoberta de um documentário, uma arte, entre outras opções que são um foco no seu próprio crescimento e potencial para se tornar uma versão cada vez melhor de si e assim aumentar os seus níveis de bem-estar.
- Aventure-se: Visite lugares desconhecidos (na sua cidade ou viajando) ou entre em novos mundos culturais que possam ajudar na sua melhor conexão.
- Exprima-se artisticamente! A criação é transformadora. Pinte um quadro, escreva uma canção, poema, faça um texto. Desperte a sua criatividade que pode também ser um veículo para uma melhor expressão de si mesmo e aumento da sua autoestima, ao mesmo tempo.
- Conecte-se com quem ama: Em casa, fora de casa, utilize este momento especial para uma boa partilha com quem realmente lhe traz alegria (em qualquer formato ou situação, mas aproveite as companhias da sua vida, neste e em todos os dias.)
Conclusão
A celebração da felicidade deve ser algo pessoal e alinhado com as suas crenças. Celebre como sentir melhor, usando as suas ideias mais criativas e divertindo-se. Inspire também outros na mesma causa. Se necessitar de ajuda na promoção de ações mais concretas no seu bem-estar, agende uma sessão no CIADIP!
Dr.ª Ana Rosa
Recursos Adicionais
Site oficial do Dia Internacional da Felicidade: https://www.un.org/en/observances/happiness-day
10 dicas para aproveitar o Dia Internacional da Felicidade: https://www.colombo.com.br/blog/estilo-de-vida/dia-internacional-da-felicidade-10-dicas-para-aproveitar-a-data/
Como celebrar o Dia Internacional da Felicidade: https://www.nossobemestar.com/conteudo/crescimento-pessoal/comemore-o-dia-internacional-da-felicidade/